terça-feira, 3 de julho de 2018

15° Desafrio Urubici - 25 Km - 23/06/2018

15° Desafrio Urubici - 25 Km
Resumo Final de Semana da Prova

Rumo  a mais uma aventura, fomos a Urubici, na serra Catarinense, cidade a qual adoramos. Minha terceira participação. Em 2016 - 10 km, em 2017 - 25 km e neste ano pela logica seria os 52 km, prova completa, mas não tive coragem ainda, devido aos treinos que são muito duros e levam muito tempo da gente. Então resolvi encarar os 25 km novamente, percurso já conhecido do ano passado. Mesmo assim me dediquei aos treinos e segui uma planilha bem bacana, feita pela amiga Alexia. A Gi minha parceira, partiu para os 10 km na sua primeira prova em Urubici. Fomos na sexta feira, nos instalamos na Pousada Arcanjo Rafael. Lugar bem tranquilo, organizado, a 500m de distancia do evento. Ainda na sexta feira, fomos até o salão da igreja, onde retiramos os kits da corrida.

Kits do Desafrio 2018: 25 km Jeffrey e 10km Gisele

Kits na mão

Conferindo numero na lista de inscritos

Após retirar o kit fomos a um posto bem em frente a praça onde é a largada da corrida para tomar um café e encontramos os amigos Ricardo Sardá e demais amigos da assessoria de corrida. Em seguida retornamos a Pousada. Devido a um pequeno problema a resolver na pousada, acabamos perdendo o congresso técnico que foi realizado as 19 horas.

Não pode faltar aquele cafezinho!! sempre em ótima companhia, claro!!!

O percurso de 25 km praticamente o mesmo do ano passado, largando do Morro da Igreja, próximo ao Radar do CINDACTA com altitude aproximada de 1800m e praticamente todo em descida até os 920m no centro da cidade. Após os 10 km de asfalto inicia a descida pela estrada de chão com trechos em trilhas.

A Largada dos 52 km estava marcada para o sábado as 7:30, a dos 10 Km para as 7:45 e a dos 25 km as 9 horas no Morro da Igreja. Na noite de sexta saímos para jantar e escolhemos restaurante Casarão, com boas avaliações e achamos bem justo, local ótimo mas o prato demorou a servir. Retornamos para pousada para dormir cedo.

No sábado o dia amanheceu perfeito, limpo, não estava frio demais e após um delicioso café servido na pousada, fomos a pé mesmo para o local da prova, a largada da Gi era as 7:45hs. Conseguimos ver a largada do pessoal dos 52 km. Em seguida a Gi largou para sua prova de 10km. Eu esperei o ônibus juntamente com os amigos da assessoria Ricardo Sarda, que nos levou até o Morro da Igreja, local da largada 25km.

Ficamos um tempo la no Morro da Igreja, o dia estava lindo e limpo, mas havia um vento de cortar!! cada um se escondia como podia!!! o pessoal que levou celular e câmeras estavam encantados a fazer videos e fotos, eu optei por não levar e fiquei sem estes registros!! nos arrumamos e as mochilas foram colocadas em um único ônibus que serviu de guarda volumes para pegar após a prova.

A largada foi dada as 9:23hs. Estava pouco aquecido e comecei aos poucos a descer os 10 km de asfalto. Neste trecho tem umas 2 ou 3 subidas bem fortes que tive de caminhar um pouco. Mas na descida dava pra compensar. Não estava muito otimista em baixar meu tempo do ano passado 2h03min40seg e com a compactação da faixa etária esse ano, a minha categoria ficou M2 (36 a 45 anos) achei que não teria muita chance com a turma mais nova, além de que aumentou o numero de pessoas nesta categoria. Procurei curtir o dia e fazer o possível dentro do meu treinamento, sem me machucar.

Divisão dos kms conforme Garmin Connect

Eu tinha como referencia o pace médio do ano passado que foi de 5:10min/km, de vez em quando eu dava uma conferida pra ver como estava !!! Tomei o primeiro gel carbo próximo ao km 11, logo depois de entrar na parte de trilha.

Aproximadamente Km 13: dia show !!! (Foto: Foco Radical)

Conforme vai descendo, a temperatura vai aumentando!! (Foco Radical)

Aproximadamente no km 19 tomei o segundo gel carbo. Sempre fui tomando água da mochila de hidratação, isso é um detalhe importante nesta prova, para os 25 km e para os 52 km, a organização fornece a água e o isotônico, mas não são autorizados a distribuir os copos por restrições ambientais, então para não ter de levar um copo plastico e encher em cada posto e perder tempo, aconselho a levar uma mochila para estas duas distancias. Coloquei menos de 1 litro no reservatório para esta prova e foi suficiente, para não levar muito peso sem necessidade. Sobrou ainda uns 200 ml. Apesar de ser descida praticamente todo o percurso, esta prova de 25km castiga bastante, cheguei destruído novamente no km 22 onde em seguida entra na parte de calçamento, já no centro, por mais 2 km até a chegada na praça da Igreja.

Quase terminando a parte de trilhas. (Foto: Foco Radical)

Neste trecho daria para arrancar alguns minutos com certeza, em condições normais, mas depois destes kms todos em descida, era difícil de se manter correndo. Graças ao incentivo das pessoas já pelas ruas da cidade e amigos que vinham pelo percurso, concluí a prova em 2h08min11seg.

15° Desafrio 25 Km Concluído!!!!! Quem sabe os 52 km um dia!!!! (Foto: Foco Radical)

Medalha de Participação (Foto Gisele)

Encontrei a Gi no final da prova, estava muito feliz pela participação e conclusão tranquila na prova dos 10km. Adorei correr minha primeira prova com GPS novo, presente da Gi!!! muito leve e preciso, perfeito!!! Fiquei um pouco na área dos atletas onde me hidratei conversei com os amigos que estavam por ali e tomei uma ótima sopa oferecida pela organização! mais uma vez não tive paciência  para a massagem!!!!

Pós prova

Almoçamos no Restaurante Serra Grill, na Avenida principal e no final da tarde após aquele sono na pousada, tomamos um cafe e fomos acompanhar a premiação no Salão da Igreja as 19 horas. Para minha surpresa fui chamado para receber a premiação de 4° lugar na categoria M2.

4° Lugar Categoria M2 com o amigo Kassiano em primeiro na categoria!!!!

Participação 2018!!!!

Após a premiação saímos para jantar e fomos até no Restaurante La Fondue Muller, próximo ao Banco do Brasil, onde rolou aquele vinho e um merecido jantar!!
No domingo estava com o corpo bem dolorido, tomamos um ótimo cafe na pousada e seguimos até Lages, onde almoçamos com minha filha e a tarde retornamos pra casa. Esta prova dispensa qualquer elogio! Basta ver a lista de participação, tem atletas de todo Brasil. Lugar lindo, ótimos pontos para visitar, somos muito bem recebidos, a prova é excelente, organizada pela Ecofloripa há anos, cidade organizada e relativamente perto de onde moramos, 150 km de São José/SC / Florianópolis.

Resumo:

Local: Praça Central Urubici/SC
Data: 23/06/2017
Horário: 09:00 Hs (9:23)
Distância: 25,00 Km (24,05 Km)
Inscrição: R$ 170,00 (1°Lote)
Kit: Número do peito, camiseta manga comprida, faixa de cabeça, copo plastico.

Tempo: 2h08min11s
Pace: 5:20 min/Km

Colocação: 004 de 038 (categoria M2 de 36-45 anos)