quarta-feira, 13 de julho de 2016

21 Km Trilha das Bruxas - São Pedro de Alcantara - 10/07/2016


                        21 Km Trilha das Bruxas e dos Tropeiros - São Pedro de Alcântara

Tentando manter uma sequencia de participar em pelo menos uma prova por mês e melhorando a minha experiência em corridas de montanha e trilhas, encontrei através do Corridas SC esta prova bem bacana, achei interessante e acabei me inscrevendo. Desta vez o pessoal dos Corredores da Serra não participou e fui encarar sem parceiros este desafio nos 21 Km trilha das Bruxas e Trilha dos Tropeiros em São Pedro de Alcântara. 

A cidade é de colonização Alemã cerca de 20 Km de Florianópolis com um acesso bem fácil com estrada asfaltada em boas condições. Chegamos cedo recebemos a informação que haveria um festa na cidade com desfile dos agricultores e o recomendado foi de chegar até as 07:30 para evitar congestionamento na estrada. Foi o que fizemos. O clima estava bem agradável, temperatura em torno dos 20°C com sol. Estacionamos o carro próximo a igreja da cidade, onde seria a largada da corrida e fomos retirar o kit. O kit foi bem básico com uma camiseta de manga curta, numero, chip descartável, e uma bebida de café 3 Corações, patrocinador do evento. As provas estavam divididas em 7 Km masculino e feminino, 21 Km revezamento em duplas  e quartetos e os 21 Km individual. Eu estava inscrito para os 21 Km individual, empolgado depois de um ótimo 3° lugar geral nos 10 Km do Desafrio em Urubici no dia 18/06.


 Com o amigo Eduardo Hanada - Loucos por Corridas


Após retirar o kit que foi bem tranquilo, praticamente sem fila, apesar de ter bastante inscritos e os estacionamentos já estarem bem lotados, o local estava bem organizado, sem tumultuo e logo encontrei o amigo Eduardo Hanada (minha vida de corredor) e pudemos tirar mais umas fotos pra coleção antes de começar os preparativos para a corrida. A prova 21 Km individual tinha cerca de 310 atletas inscritos.

As 8:10 horas comecei a me preparar com as roupas e equipamentos e os últimos ajustes antes de iniciar o aquecimento. A largada estava marcada para as 9 horas para os 21 km individual e revezamentos e após 15 minutos a largada dos 7km.







Fui para a largada levando 2 saches de gel carbo, mochila de hidratação com aproximadamente 700 ml de água, óculos de sol e boné. Larguei quase no final do pelotão, pois já havia muita gente no portal. Não conhecia a trilha e não tinha consultado o mapa da altimetria, então comecei de forma bem tranquila, saindo da praça por uma estrada de calçamento. em seguida um pequeno trecho de asfalto com curvas e logo entramos em um portão para acesso a trilha, com uma estrada já em subida, com lajotas. Começamos a subir e logo o piso já mudou para terra batida , alguns trechos com um pouco de lama e vegetação rasteira, mas a trilha estava bem demarcada. Estava tentando me manter correndo durante a maior parte do percurso, mesmo em subidas fortes, consegui fazer isso por algumas vezes o que me rendeu uma boa recuperação, passei muitos atletas nestes trechos, mas em alguns momentos fui obrigado a me poupar e caminhei para me hidratar, respirar um pouco e deixar os músculos das coxas e panturrilhas dar uma aliviada. Logo no final da subida já começava a correr e embalava pra fazer uma descida bem rápida, soltando bastante e recuperando o tempo perdido na subida.




O percurso era bonito, com alguns trechos próximo ao rio e belas arvores. A hidratação da prova estava ótima, com vários pontos, bem como a sinalização da trilha. Chegamos na metade da prova onde havia um aglomerado de corredores que aguardavam para o revezamento, passamos direto, atravessando uma pequena ponte de concreto sobre o rio e seguimos por uma trilha mais fechada em subida, bem úmida. Sabia que estávamos retornando, mas por uma parte diferente, isso foi bem legal, pois parece menos sofrido do que retornar pelo mesmo local, também se torna mais atrativo por ser desconhecido ainda o caminho. Tomei o primeiro gel no km 10,5 e fui subindo pela trilha, passando mais alguns corredores até que comecei a correr mais isolado pela trilha fechada, durante as descidas podíamos ouvir as passadas fortes dos corredores no meio da mata. Aos poucos fui descendo e já sentia um certo desgaste, não conseguia mais me aproximar dos corredores da frente, estava tentando manter, na esperança de em uma subida conseguir diminuir a diferença.


Percurso




No km 16,5 tomei o segundo gel e segui para o final da prova, com mais algumas subidas e logo descemos até chegar na estrada de lajota e na porteira onde iniciou a trilha, essa parte já era conhecida do começo, aí foi só mais uns 2 km até seguir para o final. Estava bem desgastado, passei pelo portal com tempo de registro no relógio 1hora 49min 05seg e a distância ficou registrada em 19,3 km.



Estava satisfeito e feliz pelo meu desempenho, vi que o nível dos participantes estava bem alto com muitas equipes e assessorias esportivas. Acabei ficando em 49° lugar na masculina e 6° lugar na categoria 40 a 44 anos o que não me rendeu pódio, mas fiquei bem feliz pelo desempenho e por mais esta ótima experiência em corridas em trilha, com certeza tive um ótimo aprendizado e pude perceber várias estratégias dos corredores mais experientes.

Acompanhei a premiação, tirei umas fotos  e fui embora para evitar congestionamento no final do evento, com todos aqueles carros.


Vídeo da prova pelo amigo Eduardo Hanada










Medalha de Finisher

Local: Praça Central de São Pedro de Alcântara/SC
Data: 10/07/2016
Horário: 9:00 Hs
Distância: 21 Km (19,4 Km)

Inscrição: R$ 74,00
Kit: camiseta manga curta, número de peito, bebida 3 Corações, medalha participação.
Tempo: 1hora49min06s (oficial)
Pace: 5:12 min/Km

Colocação: 49 de 148 (masculino)
Colocação: 06 de 19 (40 a 44 anos)
Colocação: 50 de 200 (geral)