domingo, 27 de novembro de 2016

12ª Meia Maratona Internacional de Florianópolis - 20/11/2016

    
12ª Meia Maratona Internacional de Florianópolis - 20/11/2016 (Foto: Foco Radical)



Para fechar o ano de provas longas, não poderia ter escolhido melhor. A Meia Maratona Internacional de Florianópolis, minha quarta participação em provas de 21 km este ano, sendo que as 3 primeiras foram realizadas em trilhas, que foi uma novidade este ano.

Prova muito indicada para iniciantes em meia maratonas e também para quebra de recodes pessoais de atletas mais experientes, por contar com um percurso praticamente plano e boa estrutura de prova.

O evento foi realizado na Praça Sesquicentenário, Beira Mar Norte, centro de Florianópolis, onde nos dois dias anteriores à prova, foi entregue os kit da corrida com uma estrutura bem organizada, onde também havia uma feira de produtos e acessórios esportivos voltados à pratica de corrida.

O percurso dos 21 Km tinha seu inicio na Av Beira Mar Norte em direção ao sul da ilha, com retorno antes do túnel de acesso ao sul, passando novamente pela Beira Mar Norte em direção a Universidade Federal e retorno no trevo de acesso ao Córrego Grande até a Beira Mar novamente. Além dos 21 Km, havia modalidade 10 km e 5 km e segundo a organização foram aproximadamente 4000 inscritos, sendo que destes, 1500 para a distância de 21 Km.


Atletas esperando a largada



Percurso 21 km (Garmin)

Fomos para Floripa no dia anterior e minha parceira de corrida foi a amiga Elaine aqui do nosso grupo #CorreLages, desta vez somente nós dois do grupo resolvemos nos aventurar, sendo que seria a primeira participação de Elaine em meia maratona, apesar de já estar correndo esta distância com frequência nos treinos, ainda não havia participado em provas.

Retiramos o kit com tranquilidade no sábado de manha e fomos para a loja Decathlon fazer umas compras. Depois foi só descansar e se concentrar para a prova no dia seguinte.

Kit Meia Maratona

No dia da prova o clima estava ótimo, levantei bem cedo para alimentação. a largada da meia maratona esta prevista para as 7 horas. Chegamos de carro por volta das 6:20 mas os estacionamentos já estavam lotados, mas conseguimos uma vaga após alguns minutos.

Havia muitos atletas e também público, acompanhantes, ciclistas, fotógrafos, etc. Encontramos os amigos aqui de Lages, Rafael Dondé, Adauto Ilheu, Carolina e Esposo, Jorge Ataíde.

Após os tramites de costume, (fotos e banheiro) rsrsrs fomos tentar ficar próximo do portal de largada, sem sucesso, ficamos muito longe, era uma multidão a nossa frente. Foi dada a largada e demoramos cerca de 2 minutos para chegar no portal e poder dar inicio ao registro da nossa corrida.

Amigos de Lages

Largada

Meu objetivo para esta prova era me divertir, porque me dediquei a melhorar meus tempos nas ultimas provas de 10 km e minha ultima participação nos 10 km da Vila Francioni em São Joaquim, ainda no inicio deste mês, exigiu muito e não deu tempo de me recuperar para consegui fazer um treino adequado para meia maratona, mas resolvi participar pela grandiosidade do evento e também para acompanhar a amiga Elaine. Planejei que durante a corrida iria ver como estava me sentindo, não forçaria de inicio e ficaria na companhia de Elaine. Fiquei impressionado com a quantidade de atletas que ainda eram muitos, mesmo após o primeiro  retorno no túnel (km 4,3), onde foi possível verificar a quantidade de corredores que passavam no lado oposto. Seguimos praticamente juntos eu e Elaine até o 10° Km com pace um pouco abaixo e 5min/km tomando água nos postos e me refrescando. Tomei gel carbo no km 9 e segui em frente.



 Foto: Foco Radical

 Foto: Foco Radical


Foto: Flavia Lapolli

Após o km 10, me senti bem e vi que poderia aumentar o ritmo para ficar com um tempo melhor sem correr muito risco de me machucar ou me estressar demais. Fui aumentando aos poucos e fiquei com pace em torno de 4:40min/km. Fui me deslocando assim até o segundo retorno (km 14,7), onde passei pelo Adauto e na volta passei pela Elaine que vinha do outro lado, um pouco mais atras. Mantive esse pace ainda até o km 18. Fui passando por vários atletas e nos kms finais 19, 20 e 21, consegui melhorar um pouco mais os paces 4:30, 4:20, 4:07, respectivamente. passei pelo amigo Jorge de Lages nesta reta final e terminei a prova com tempo de 1h41'58''.

Rafael Dondé, Elaine e Eu

Fiquei aguardando a chegada da Elaine que chegou em seguida com um ótimo tempo para primeira meia maratona de 1 hora e 47 minutos. Muuito gente no final da prova para retirar a medaha de participação. Boa estrutura no pós prova com hidratação, frutas e massagem, porem era tanta gente que não dava vontade de fazer muita coisa!! tiramos algumas fotos nos recuperamos e conversamos com amigos. Aguardamos a divulgação das planilhas com resultados e como nossa classificação não nos levou ao pódio, fomos embora.



Foi assim minha participação na 12a. Meia Maratona Internacional de Florianópolis, uma prova que não ocorre todos os anos pelo que percebi, então quando acontece, temos que prestigiar e aproveitar o excelente evento o qual recomendo a todos que praticam corridas e desejam estar em um prova com grande numero de participantes e muito bem organizada, com preço compatível.


Medalha de participação

Provavelmente estou encerrando minha participação em corridas deste ano, muito satisfeito, pois participei em várias provas de trilhas que foram inéditas e tive bons resultados, achei muito legal e pretendo fazer várias futuramente Consegui melhorar meu tempo nos 10 km em prova de rua por duas vezes consecutivas, ou seja, 2016 foi um ano ótimo!!!

Muita vontade de participar da prova de Angelina/SC, mas não sei se vai dar novamente!!!

Resumo:

Local: Praça Sesquicentenário - Beira Mar Norte - FLN/SC
Data: 20/11/2016
Horário: 7:00 Hs
Distância: 21,097 Km (21,2 Km)

Inscrição: R$ 95,50
Kit: Sacolinha, salada atum Gomes da Costa, camiseta, pacote de snacks da Magrinha, tablete de castanha/chocolate, número do peito e chip descartável.

Tempo: 1h41min58s
Pace: 4:49 min/Km

Colocação: 047 de 0150 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 297 de 1051 (masculino)
Colocação: 328 de 1550 (geral)



Nenhum comentário:

Postar um comentário